quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Centro Cirúrgico do Hospital São José adere aos Desafios Globais pela Segurança do Paciente


A Organização Mundial da Saúde tem se dedicado no objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao paciente. Para isso, estabeleceu os chamados Desafios Globais pela Segurança do Paciente (Global Patient Safety Challenge). O primeiro deles é direcionado à educação dos profissionais da saúde de todos os continentes no que diz respeito à higienização correta das mãos. A medida, embora simples, é de fundamental importância no controle de infecções ligadas à assistência. O segundo desafio está atrelado à redução de complicações e da mortalidade ligada a procedimentos cirúrgicos. Tal esforço se materializou com a criação do Protocolo de Cirurgia Segura, o Checklist, desenvolvido por especialistas vinculados à entidade e lançado em 25 de junho de 2008.



Após visita técnica no Hospital Sírio Libanês de São Paulo, o enfermeiro Carlos Alexandre, coordenador do Centro Cirúrgico Geral do Hospital Municipal São José, implantou no início do mês de agosto o painel Segurança Cirúrgica, que faz parte do programa Cirurgia Segura, Salva Vidas. Esse painel é utilizado em três momentos: antes da anestesia com o paciente acordado, antes de iniciar o procedimento cirúrgico, e antes de retirar o paciente da sala de cirurgia e encaminhá-lo à sala de recuperação. “Precisamos responder perguntas simples, porém que mudam os resultados e minimizam riscos de complicações”, afirma o enfermeiro. Segundo ele, essas questões devem ser feitas em voz alta e preenchidas no painel, e o técnico de enfermagem que estiver ocupando a função de circulante de sala cirúrgica tem a função de checar as anotações no painel, porém a responsabilidade é de toda equipe cirúrgica, enfatiza Alexandre.

Para o técnico de enfermagem Claudio Verlei, que trabalha no centro cirúrgico há 15 anos, se adaptar às novas tecnologias é importante, e tudo que estiver relacionado à segurança da equipe cirúrgica (enfermagem, anestesia e cirurgiões), trazendo benefícios para os pacientes, sempre será bem vindo e tratado com muito zelo.


Assessoria de Comunicação HMSJ
3441-6681 - 96372322