terça-feira, 21 de agosto de 2012

Banco de Registros de AVC e Acidentes com Motociclistas são apresentados ao Desenville

Na tarde de segunda-feira (20/08), na sala do Colegiado da Prefeitura, foram apresentados aos conselheiros do Desenville – Conselho de Desenvolvimento de Joinville – dois projetos para a melhoria na qualidade da saúde no município.

O médico neurologista Norberto Luiz Cabral, professor e doutor da Univille, apresentou o Banco de Registros de AVC (Acidente Vascular Cerebral), um projeto que pretende trabalhar com a prevenção e redução da incidência de casos da doença na cidade, além de torná-la referência no tratamento e combate.

Na reunião, o médico divulgou dados que mostram um aumento desse tipo acidente vascular em Joinville. Segundo Norberto, as regiões são mapeadas através de um estudo populacional. Este estudo mostra os bairros com mais incidências. Ademar Garcia e Paranaguamirim foram os que mais tiveram casos de AVCs em 2011. Já o Anita Garibalde e Glória ficaram entre os que apresentaram menor índice.

Segundo o médico, o Hospital São José atende em média de 24 a 32 pacientes com este quadro por dia. Ele afirma que o melhor remédio para o combate é a prevenção. “A prevenção primária deve ser de qualidade. A qualidade de vida e a informação deve ser nossa principal arma na luta contra esta doença”, afirma. O médico apresentou dados que comprovam a eficiência do trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) ou Estratégia Saúde da Família (ESF).

Norberto aproveitou para incentivar as campanhas de conscientização. “Precisamos conscientizar as pessoas de que a qualidade de vida e boas ações contribuem, e muito, para uma vida mais saudável. Os principais fatores de risco para essa doença são: idade, pressão e o stress. As pessoas precisam saber disso”, ressaltou.

Acidentes com Motociclistas foi o segundo tema apresentado na reunião. Nele, médico e gerente técnico do Hospital São José, Daly Silva Alvarez, mostrou o prejuízo que a cidade sofre com os casos. De acordo com Alavrez, de todos os acidentes de trânsito atendidos no Hospital, 61% são referentes a motociclistas. Além disso, o Hospital gasta cerca de 16 mil reais para atender um único motoqueiro acidentado por dia. “Todo acidente pode ser evitado. É preciso mais consciência dos motoristas. Esses 61% é um índice muito grande”, afirma.

Daly explica que o São José já desempenha um trabalho de prevenção denominado “Pense Primeiro”. Este projeto, que foi trazido do Canadá, é destinado a alunos de escolas públicas e privadas. Com ele, os adolescentes podem entender melhor quais são os problemas decorrentes da imprudência no trânsito. “O 'Pense Primeiro' atende cerca de 30 alunos por semana. Desde 2010, quando foi criado, já recebeu mais de 2 mil crianças”, disse.

No fim do encontro, os conselheiros analisaram as propostas apresentadas, e deram opiniões favoráveis.


Fonte: Secom PMJ