terça-feira, 20 de março de 2012

Medicina do Trabalho inicia programa de combate ao Tabagismo para funcionários do HMSJ



Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Nacional de Câncer, o Hospital Municipal São José irá oferecer a seus funcionários, a partir do dia 29 de março, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Em setembro e outubro do ano passado, 17 funcionários do hospital foram capacitados pelo SUS para atuarem como colaboradores do programa, que será coordenado pela Medicina do Trabalho. No grupo há médico, assistente social, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo, pedagogo, supervisor, atendente hospitalar, agente administrativo, ajudante de serviços gerais, bioquímico, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico. Segundo a assistente social Renata Fontes Gravina Fortes, uma das coordenadoras do projeto dentro do HMSJ, é muito importante a participação de especialistas em áreas diversas. “Um nutricionista pode dar dicas de readaptação alimentar para o paciente em tratamento, um médico receitar medicamentos para auxiliar o combate ao tabagismo, e assim por diante”, afirma.

O programa, que já existiu no HMSJ há cinco anos, é realizado através de diálogos, dinâmicas, troca de experiências, exibição de vídeos e acompanhamento médico e psicológico. Os encontros têm duração de uma hora e meia e, no primeiro mês, são semanais. Nesse período são utilizadas quatro cartilhas, uma para cada semana, fornecidas pelo Inca. No segundo mês as sessões são quinzenais e, do terceiro em diante, mensais. A partir desse período os encontros são de manutenção, ou seja, acompanhamento do ex-fumante.  Da terceira semana em diante, se o médico achar necessário, o paciente já pode receber medicação.

Ao todo, foram 25 funcionários inscritos no programa, mas, através de uma entrevista individual que está sendo realizada pela Medicina do Trabalho durante esta semana, serão selecionados 15 para participar. Os encontros acontecerão no período da manhã, com horário a ser definido, no Departamento de Ensino do HMSJ. A conclusão do programa está prevista para dezembro deste ano. Aqueles que perderam o prazo de inscrição ou não forem selecionados, podem fazer o tratamento nos postos de saúde da cidade.  Todo o suporte técnico do programa é oferecido pela Oxigênoterapia que possui sede no PAM Bucarein, o telefone para contato é 3431-4547.

Conheça os profissionais capacitados para ministrar o programa no HMSJ:

Equipe da Medicina e Segurança do Trabalho que coordena o programa

*  Andréia Cristina Gomes Veiga – Técnica de Enfermagem do Trabalho
*  Jadilson Serpa dos Santos – Enfermeiro do Trabalho - Líder de Área II
*  Reginaldo Silva Cardoso – Médico do Trabalho
*  Renata Fontes Gravina Fortes – Assistente Social
*  Thales Regis Spadini – Médico do Trabalho

Funcionários que participaram do XXIV Treinamento para abordagem e tratamento do fumante no SUS

*  Adriane Pereira de Oliveira – Pedagoga
*  Albertina Detzel – Supervisora
*  Alexandre Eduardo Schmidt – Atendente Hospitalar
*  Cristiana Linhares Petry – Nutricionista
*  Karin Bar – Enfermeira
*  Leandro Daniel Fiegenbaum – Farmacêutico
*  Maira da Silva Machado – Agente Administrativo
*  Manoel Pereira Filho – Ajudante de Serviços Gerais
*  Maria das Dores de O. S. Silva – Psicóloga
*  Mario Luiz Bittencourt – Líder de Área I
*  Mary Almira L. da Rosa Albrecht – Fisioterapeuta
*  Scheyla Fonseca Martins – Enfermeira

Foto da equipe da Medicina de Trabalho que coordena o programa.



Legenda: Da esquerda pra direita: Renata Fontes Gravina Fortes,
Jadilson Serpa dos Santos e Andréia Cristina Gomes Veiga, parte da equipe
da Medicina do Trabalho que irá coordenar o programa.


Assessoria de Comunicação HMSJ