terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Funcionários entregam as autoridades carta manifesto.


Prezados Srs.

Nós Médicos, Enfermeiros, Técnicos e demais Profissionais do Pronto-Socorro do Hospital Municipal São José, com missão diária de atendimento das urgências e emergências aos Usuários do Sistema Único de Saúde, sobrecarregados com a frequente falta de plantonistas clínicos no Pronto-Socorro do Hospital Hans Dieter Schmidt, não entendemos como ainda não foi solucionado este problema por ambos, compromissados com os interesses da população.

1 É do conhecimento de todos que o pronto socorro do HMSJ é referência municipal e regional para atendimentos a pacientes de trauma – os acidentes infelizmente têm aumentado muito em nossa região -, Nefrologia, Oncologia e Clínicas diversas. O espaço físico do nosso pronto-socorro há muito tempo está estrangulado – aguardamos ansiosamente o término da obra e o funcionamento do Complexo Ulisses Guimarães.

2 O outro elo da rede de urgência e emergências é o pronto socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, referência municipal e regional no tratamento de Cardiologia clínica e cirúrgica, Gastroenterologia, Nefrologia, Pneumologia, Infectologia, entre outras especialidades.

3 Apesar dos nossos esforços no atendimento à pacientes como: infarto agudo do miocárdio, outros com descompensação cardiopulmonar, ou renal, ou hepática, entre outros, existem dificuldades técnicas – não temos os mesmos recursos especializados do HRHDS para estes tipos de patologias –, além da falta de estrutura – espaço físico. Como consequência, trabalhamos sob pressão permanente, com uma sobrecarga que nos afeta física e emocionalmente.

4 Sentimo-nos como quebra galhos de rotina, pois isto vem ocorrendo há anos e só tem piorado nos últimos meses. A situação está insustentável. O Hospital Hans Dieter Schmidt precisa precisa normalizar o atendimento clínico em seu pronto socorro.

5 Por outro lado, nos solidarizamos com os colegas do pronto socorro do HRHDS, que apesar da pressão diante da falta de profissionais e equipes incompletas, ainda mantêm-se, num esforço sobre humano, no atendimento. Sabemos como se sentem, pois somos elos da mesma rede SUS e isoladamente não superaremos esta situação.

6 Queremos que os mais de quinhentos Cidadãos que sofrerão neste ano de infarto agudo do miocárdio e que usam o SUS, assim como milhares de atendimentos de urgência e emergência que ainda ocorrerão, tenham atendimento de primeiro mundo, já que a cidade de Joinville dispõe de excelentes profissionais, equipamentos e tratamentos adequados.

Drs Dalmo Claro e Tarcisio Crócomo, hoje exercendo a função política de Secretários de Saúde, Joinville e região precisam que o pronto socorro do HRHDS trabalhe com as equipes completas e de forma integral. Este elo da nossa rede SUS deve ser restabelecido e fortalecido, sob pena de comprometer cada vez mais a qualidade dos serviços aos nossos usuários, seja no HMSJ ou no HRHDS.