terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hospital Municipal São José implanta o Programa Humaniza SUS


Está em processo de implementação no Hospital Municipal São José de Joinville o programa de gestão participativa da Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS). O passo decisivo para a iniciativa aconteceu durante encontro realizado no mês de setembro na sala da direção que contou com a participação dos consultores da PNH, membros da área de ensino, controle de infecção hospitalar, apoio administrativo, pronto-Socorro, dentre outros profissionais de diferentes setores do hospital.
A meta do Humaniza SUS, instituído em 2003 pelo Ministério da Saúde, é harmonizar as relações entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS. O programa prioriza o atendimento de qualidade na rede pública de saúde, melhorando os ambientes de cuidado e as condições de trabalho dos profissionais.
Uma vez por semana no auditório da instituição são realizados encontros de conhecimento teórico e atividades sobre os princípios do Programa e da gestão participativa. Cada participante transforma-se em um agente multiplicador das informações. Algumas ações devem ser percebidas na prática ao longo dos próximos dias. No pronto-socorro, principal porta de entrada da unidade o acolhimento de classificação de risco, dispositivo de atenção humanizada e preconizado pelo programa, já é uma realidade.
Para o Diretor Presidente do Hospital Municipal São José Tomio Tomita, o sucesso do PNH depende do comprometimento de todos os servidores. “É preciso a mudança de cultura para que o resultado apareça. Atualmente o trabalho é fragmentado, cada área procura fazer a sua parte, esse isolamento, a falta de diálogo acaba comprometendo o resultado do todo. Com esta mudança de comportamento vamos obter excelentes resultados” complementa o médico.

Assessoria de Comunicação HMSJ
                    Adilson Corrêa - 96372322