quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mutirão de catarata


Sábado a partir das 7 horas da manhã, acontecerá mais um mutirão do Hospital Municipal São José. A especialidade atendida será a oftalmologia. O alvo é a catarata. A lista de espera por pacientes do Sistema Único de Saúde em Joinville com indicações para tratamento cirúrgico nesta especialidade chega a 1040 pessoas. No sábado a expectativa pelo procedimento termina para doze pacientes que figuram entre os primeiros a serem atendidos, seguindo a ordem cronológica da fila de espera.
O mutirão será feito em uma das salas do Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), que será aberto exclusivamente para esta ação. O médico Rodrigo Marzagão que atende pacientes na Policlínica do bairro Boa Vista e no Pronto Socorro do Hospital São José é o responsável pela iniciativa. O oftalmologista afirma que a cirurgia de catarata é um procedimento complexo, entretanto, com os equipamentos disponíveis hoje em dia a prática é uma das mais seguras. “Cada intervenção cirúrgica leva em torno de 25 minutos, porém, com a troca e preparação dos pacientes a média de tempo gasto por procedimento é de aproximadamente 50 minutos” diz Marzagão.
A catarata é uma patologia dos olhos e consiste na opacidade parcial ou total do cristalino causando o embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira. “Fatores como diabetes, traumatismo ou uso de medicamentos podem desencadear a doença, mas saiba que quem chegar aos 70 anos de idade terá catarata. Quem viver terá” complementa o médico.
Os doze procedimentos cirúrgicos terão para o hospital aporte financeiros do Governo do Estado por isso passam a integrar o mutirão de cirurgias da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322