quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mutirão de cirurgias de joelho

O Hospital Municipal São José prossegue na realização dos mutirões de cirurgias eletivas, prática que foi intensificada após o período de paralisação dos servidores municipais, com a intenção de diminuir a fila de pacientes que esperam por vários tipos de intervenções cirúrgicas. Após o período de greve já foram realizadas 54 cirurgias pelo processo de mutirão – 19 ortopédicas e 35 de vesícula.

Neste sábado dia 30/07 a equipe de ortopedistas, especializada na cirurgia de joelho, irá realizar o procedimento em 10 pacientes previamente selecionados entre a ordem cronológica da fila de espera. O critério para os escolhidos foi não ter complicadores de saúde além da necessidade cirúrgica, como doenças cardíacas ou respiratórias, por exemplo. “Este cuidado contribui para uma recuperação rápida evitando a permanência prolongada nos leitos do setor de internação”, esclarece o diretor presidente do Hospital São José Tomio Tomita. O médico relata ainda que o procedimento invasivo no joelho destes pacientes será feito pelo modo mais avançado para este tipo de tratamento, que é a videoartroscopia, um método por imagem que é prática rotineira nos melhores centros de saúde do país. As maiores vantagens decorrem da maior rapidez na recuperação pós-operatória, pois quase não há cortes para cicatrizar.

Para realizar as videoartroscopias o próprio Hospital São José irá custear as lâminas de shaver, material descartável indispensável para este tipo de operação, já que o Sistema Único de Saúde não pagará por este componente.
Assessoria de Comunicação HMSJ
Adilson Corrêa – 9637-2322