quinta-feira, 9 de junho de 2011

Seis transplantes em 24 horas.




A comissão intra-hospitalar que coordena a captação de órgãos para transplantes do Hospital Municipal São José comemora o sucesso obtido nesta quarta-feira (08/06) na realização recorde de seis transplantes renais em 24 horas. Os procedimentos iniciaram às 18 horas de terça-feira (07/06). "É um número que dificilmente é alcançado e diante da restrição de funcionários que passamos agora é maravilhoso isto que está ocorrendo aqui" diz a enfermeira Liliane Azevedo umas das coordenadoras de transplantes.

Devido à greve dos servidores públicos do município, de seis salas disponíveis no centro cirúrgico geral, três mantiveram atividades nesta quarta-feira (08/06). Uma das salas ficou destinada exclusivamente para a realização das cirurgias renais. Cada operação precisou de seis profissionais multidisciplinares e consumiu cerca de 3 horas de trabalho.

Em 2010 foram realizados 94 transplantes de rim, desses, 60 envolveram pacientes falecidos e 34 intervivos. De janeiro a maio deste ano havia 37 procedimentos realizados, com o número impressionante das últimas horas o número alcançou 43 transplantes.