segunda-feira, 2 de maio de 2011

Melhorias no setor Oncológico do HMSJ.

Nos 10 quartos do setor oncológico, 25 pacientes passam pela rotina diária de tratamento para o combate a diferentes tipos de câncer. Pessoas que tem baixa-imunidade pelo enfrentamento das sessões de rádio e de quimioterapia com seus efeitos colaterais. Que carregam consigo a ansiedade e a baixa da auto-estima diante do forte estigma da doença.

Para amenizar o impacto desta realidade os profissionais de saúde do setor buscam a todo instante humanizar o atendimento a estes pacientes e seus familiares. Todavia o cuidado não se aplica somente à doença, mas a pessoa e ao ambiente onde ela está.

Na quarta-feira (04/05), às 10 horas da manhã na sala do memorial do Hospital Municipal São José, o prefeito Carlito Mers e o Diretor-Presidente do HMSJ Tomio Tomita, farão a entrega oficial de 10 aparelhos condicionadores de ar e 10 refrigeradores de 98 litros à unidade oncológica. Os aparelhos da marca “Cônsul” possibilitam a climatização do ambiente e a refrigeração de líquidos e sólidos oferecidos aos pacientes em todos os 10 quartos do setor e foram conseguidos por meio de doação. A iniciativa partiu do presidente da Schultz S.A. Ovandi Rosennstock.

Os equipamentos, já instalados, proporcionam principalmente bem-estar ao doente que é mantido em isolamento devido à queda da imunidade. Antes, havia apenas um ventilador em cada quarto. “Estou em tratamento aqui há mais de um ano, e não tenho nenhuma queixa” diz o paciente Orides Longo Scatoling de 67 anos, sentado no leito do último quarto ao final do corredor. Orides luta contra um câncer de garganta e infundia plaquetas para melhorar a coagulação sangüínea.