terça-feira, 10 de maio de 2011

I Simpósio de Controle de Infecção Hospitalar no HMSJ


Dia 15 de maio, o Brasil comemora o dia nacional de controle de infecção hospitalar. Infecção que é adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando esta; estiver diretamente ligada com a internação ou algum procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia. As Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e os Centros Cirúrgicos são os locais que apresentam os maiores riscos.

Para aproveitar a reflexão nacional, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal São José de Joinville, realiza nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/05) a partir das 08h30min, no auditório da instituição, o I SIMPÓSIO DE CONTROLE DE INFECÇÃO. O evento terá a presença de vários profissionais da saúde vindos de diferentes cidades da região Norte do estado de Santa Catarina.

Segundo a Coordenadora do CCIH do Hospital São José Fernanda Nunes, sete temas estarão em discussão. “O objetivo de promover este simpósio é buscar o envolvimento deste profissional da saúde e conscientizá-lo sobre a importância do controle de infecção e conseqüentemente o aprimoramento da qualidade da assistência ao paciente” diz a Enfermeira.


Programação - Ciclo de Palestras:



11/05 – Quarta-Feira

08h00min – Entrega de material

08h30min – Abertura

09h00min – 1 Tema : MEDIDAS DE PRECAUÇÃO E ISOLAMENTO. * Conferencista Enf. Flávia Prazeres – Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

09h50min – Coffe Break

10h00min – 2 TEMA: TOLERANCIA ZERO A NÃO HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS; TRABALHANDO COM MULTIPLICADORES. * Conferencista Enf. Vânia Montibeler Krause – Hospital Santa Catarina.

11h00min – 3 TEMA: TRATAMENTO DE INFECÇÕES GRAVES BASEADAS NO INDEX DE PK/PD. * Conferencista Dr. Ricardo Zimermann – Hospital Santa Catarina.



12/05 – Quinta-feira

08h00min – 1 TEMA: VISA X CCIH * Conferencista Farm. Corina Charlote Keller – Vigilância Sanitária da SES.

09h00min – 2 TEMA: INFECÇÃO DA CORRENTE SANGÜINEA RELACIONADA A CATETER CENTRAL. * Conferencista Farm. Andrea Tomazelli – 3M HOSPITALAR SC.

09h50min – Coffe Break :

10h00min – 3 TEMA : PREVENÇÃO DE ITU X SVD – INDICAÇÃO DE TRATAMENTO. * Conferencista Dra. Flávia R. Fonseca Gregori – Hospital Municipal São José.

11h00min – 4 TEMA: RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA LIMPEZA, PREPARO, ESTERILIZAÇÃO E ESTOCAGEM DE MATERIAIS. * Conferencista Enf. Mônica Saladini – Sterilab.

11h50min – ENCERRAMENTO DO SIMPÓSIO.