sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hospital São José, 105 anos


Em quatro de junho de 2011 o Hospital Municipal São José de Joinville comemora 105 anos de serviços prestados à comunidade da região norte e nordeste de Santa Catarina. Uma trajetória marcada por desafios, dificuldades e conquistas.

Os indicadores do Hospital apontam números que comprovam a sua importância no atendimento a conveniados do sistema único de saúde. Em 2010 foram 10.122 internações; 85.909 consultas ambulatoriais especializadas; 13.705 aplicações de quimioterapia; 31.368 campos de Radioterapia; 372.375 exames laboratoriais; 81.583 RX; 6.420 exames de Ultrassom, 1.131 exames de Ecocardiogramas; 3.222 Eletrocardiogramas; 5.559 cirurgias ambulatoriais; 38.047 atendimentos de Pronto Socorro e 5.258 cirurgias no Centro Cirúrgico Geral. São notoriamente números significativos.

O nível de excelência de seus servidores, ligados direta e indiretamente com o atendimento ao paciente, aliado a qualidade do corpo clínico equiparam a instituição com os melhores centros especializados em medicina do Brasil. É no hospital São José que acadêmicos da área da saúde têm a oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos nas universidades, faculdades e cursos técnico-profissionalizantes, já que funciona como hospital-escola possibilitando o ensino, pesquisa e extensão.

Comemorar 105 anos pressupõe a análise das dificuldades da trajetória e os desafios diários que os servidores, diretores e médicos enfrentam para atender à demanda de pacientes que aumenta diariamente. O que move a força desses profissionais diante das adversidades e o sentimento de “impotência” frente à fragilidade dos seus semelhantes adoecidos? A resposta pode estar relacionada à definição da palavra Resiliência, segundo a servidora Laura Paludo. Este conceito é oriundo da física e se refere à propriedade em que são dotadas algumas matérias, em acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que se verga até certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original, dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto. “Esta capacidade é inerente ao servidor do hospital São José, de superar adversidades, enfrentar situações estressantes, se recuperar dessas situações e sair dela fortalecida” relata a agente administrativa, na função de secretária de direção, com 20 anos de serviço público.

A importância do HMSJ na região Norte e Nordeste do Estado:

O HMSJ é uma Unidade de Saúde de nível terciário, com atuação em Serviços de Urgência e Emergência Adultos, Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Tratamento de Queimados, Quimioterapia e Radioterapia, além de todas as especialidades médicas vinculadas a estes serviços.

O Município de Joinville entrou para o Sistema de Gestão Semi Plena, atualmente Gestão Plena do Sistema Municipal / SUS, através da Portaria número 2.801/98, sendo o Hospital Municipal São José uma das principais referências do Sistema de Saúde na Assistência Médico-Hospitalar. Joinville, na organização dos serviços assistenciais é classificada como sede de módulo para atendimento de quatro municípios adscritos: Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá. Além desses municípios, a Secretaria Municipal de Saúde firmou pactuação para atendimento aos Municípios da AMUNESC- Associação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, agregando ainda os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Dessa forma, a população englobada no atendimento de urgências e especialidades do macro região de Joinville é de 842.821 habitantes, segundo dados do IBGE/2010. Como a cidade de Joinville está localizada às margens da BR101, rodovia de trânsito pesado e contínuo, corredor viário de extrema importância no escoamento da produção dos Estados do Sul do Brasil, o Hospital Municipal São José tem importante papel no atendimento das vítimas de acidentes de trânsito.

No ano de 2005, o HMSJ foi credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino e, a partir daí, vem desenvolvendo pesquisas científicas nas mais variadas especialidades, com ênfase no trabalho voltado para a multidisciplinaridade. Desde o ano de 1.989 o HMSJ conta com Residência Médica nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Neonatologia, Ortopedia e Traumatologia, Nefrologia, Terapia Intensiva, Medicina da Família e Comunidade e Patologia. Atualmente serve de base para as atividades acadêmicas dos cursos de Medicina, Odontologia e Bioquímica da UNIVILLE, Fisioterapia e demais Cursos da Área de Saúde da ACE e cursos técnicos de Enfermagem do SENAC e CEFET.

A História

Construído em terreno doado pelo Padre Carlos Boegershawen, foi inaugurado em quatro de Junho de 1906 e, neste ano, entregue à Congregação da Irmãs da Divina Providência, o Hospital de Caridade, como era chamado, começou suas atividades precariamente, pois suas instalações ainda não estavam prontas.

Neste início de atividades o Hospital possuía três empregados, sendo os demais atendidos por três irmãs de caridade. Na época havia três dependências: enfermaria para os homens, mulheres e crianças e dois quartos particulares.
A partir de 1915, com o crescimento do município, crescia o número de pessoas que necessitavam de assistência médica. Assim, foi construída mais uma Ala para enfermaria, isolamento de tuberculose e reformas das demais dependências. Os anos que se seguiram foram todos dedicados à expansão do Hospital, que adquiria equipamentos, e instalava a sala de Cirurgia Ortopédica e Banco de Sangue.

Em 1963, começou a construção do novo prédio, com 05 pavimentos que em 28 de Março de 1969, foi inaugurado na presença do então Presidente da República Marechal Arthur da Costa e Silva. Construído com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal, o novo Hospital veio dar condições de ampliação dos serviços oferecidos.
A 1º de Junho de 1971, o Hospital Municipal São José passou a ser uma entidade Autárquica, com personalidade jurídica própria e autonomia financeira e administrativa, sendo também único Hospital da cidade que dispunha de Pronto Socorro, equipado para qualquer emergência, com cinco médicos de plantão e enorme movimento.

A área de influência do Hospital Municipal São José atinge uma população de um milhão de habitantes, compreendendo Joinville, todo o norte catarinense e outras cidades vizinhas. No ano de 2010 (até o mês de novembro) o Hospital Municipal São José atendeu 225.037 pacientes, sendo que 38.047 atendimentos foram realizados no Pronto Socorro. O ambulatório do Hospital atendeu 85.909 pacientes.

É um hospital de referência em Urgência e Emergência, em tratamento Intensivo, em Neuro Cirurgia, em Oncologia e em Ortopedia e Traumatologia e Credenciado como Hospital Escola.
O Hospital Municipal São José é, seguramente, em Santa Catarina, o Hospital que mais atende pacientes do SUS e, hoje, com esforço muito grande consegue manter-se dentro do padrão ético e de dignidade ao atendimento aos pacientes que nos procuram.

Estrutura do Hospital


- Internação (leitos assistenciais/UTI/CC/CTQ...), Complexo Emergencial/Pronto Socorro, Ambulatório, Prédio Administrativo.
- Área Construída- 15.300 m²
- Recursos Humanos- 1.120 servidores públicos ativos;- 180 médicos;- 940 funcionários, incluindo estagiários administrativos;
- Número de Leitos- 167 leitos de unidades assistenciais;- 43 leitos de retaguarda no Pronto Socorro;- 14 leitos de UTI;- 05 leitos no Centro de Queimados

Pronto Socorro

Hoje o Pronto Socorro do HMSJ conta com 43 leitos e atende em média 3.171 pacientes por mês. No ano de 2010 foram atendidos 37.847 pacientes, sendo que desse total, 32.952 são de Joinville e o restante tem como procedência outros municípios. A área de influência do Hospital Municipal São José atinge uma população de um milhão de habitantes, compreendendo Joinville, todo o norte catarinense e outras cidades vizinhas.

Desde junho de 2010 o HMSJ implantou o Protocolo de Manchester, sendo que em agosto começaram as auditorias. Este protocolo tem como objetivo acolher, classificar e orientar o paciente que chega ao Pronto Socorro. Esta classificação ocorre através das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Nosso objetivo é priorizar o atendimento dos pacientes

Centro Cirúrgico Geral

O Centro Cirúrgico Geral do HMSJ realiza cirurgias de grande porte, sendo que são realizados em média 500 procedimentos por mês. Possui seis salas cirúrgicas e uma sala de recuperação com capacidade para 14 leitos, onde atuam equipes de anestesia, cirurgia e enfermagem com diferencial prático e humanístico. Realiza cirurgias de Urgência, Emergência e Eletivas, nas seguintes especialidades: Buco-Maxilo Facial, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia, Neurocirurgia, Neurorradiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia, Captação e Transplante de Multiplos Órgãos, Otorrinolaringologia, Proctologia e Urologia.

Ambulatório de Especialidades

O Ambulatório de Especialidades do HMSJ possui um atendimento médio de 7.159 pacientes por mês, nas seguintes especialidades: ortopedia, neurologia, cirurgia geral, nefrologia, geriatria, gastroenterologia, cirurgia vascular, buco-maxilo, proctologia, urologia, cirurgia plástica, hepatologia, otorrinolaringologia, hematologia, cardiologia, infectologia e tisiopneumologia. São atendidos somente pacientes adultos.

O horário de atendimento é das 06h30 às 18h (sem intervalo de almoço), de segunda à sexta, sendo que as consultas são realizadas mediante agendamento prévio.
Para agendamento da primeira consulta, o paciente deverá ser encaminhado pelos Postos de Saúde dos bairros. Para retorno, os pacientes poderão agendar no próprio ambulatório. Pacientes de outras cidades deverão agendar as consultas e os retornos em seus municípios de origem

Programação comemorativa aos 105 anos do HMSJ.

Uma comissão criada pela direção da instituição elaborou um calendário alusivo as comemorações do aniversário como forma de celebrar os 105 anos de conquistas significativas do maior hospital público, em atendimento, do estado de Santa Catarina.



Evento
Data / Hora
Participantes

2ª feira - 06.06.2011
Cerimônia de Benção da
Imagem do São José, pelo Monsenhor Bertino Weber e apresentação do Coral da Igreja Lutherana.


06.06.2011
8h30.
Portaria Central
Diretoria e Servidores.
Esta imagem estava na marquise do prédio central.


5ª feira - 09.06.2011
Missa com
Monsenhor Bertino
09.06.2011
15horas
Capela
Diretores, servidores, pacientes e acompanhantes.


5ª feira - 09.06.2011
Homenagem
Câmara Municipal de Joinville, com entrega da
Premiação da Gincana Interna de criação da logo do evento.
09.06.2011
19h30
Autoridades, diretores, servidores e convidados.
Será apresentado um vídeo institucional produzido pela TV Câmara.
Serão homenageados:
01 médico;
01 Servidor Serviço Administrativo;
01 Técnico de Enfermagem;
01 Servidor da Manutenção;
01 Servidora da Copa;



5ª feira - 09.06.2011
Café confraternização
06h00 pacientes com Dieta Livre
09h00
15h00
19h00 (noite 1)
Refeitório
Pacientes, diretores e funcionários



6ª feira - 10.06.2011
Café confraternização
19h00
(Noite 2)
Funcionários noturnos



3ª feira - 14.06.2011
Entrega do Memorial,
Exposição de fotos e entrega do Jardim Interno Revitalizado.

Apresentação do Grupo de Dança da 3ª Idade Posto Retiro
10h00
Prefeito Municipal, autoridades, convidados e servidores.


4ª feira - 15.06.2011
Apresentações
Culturais
15h30 – 16h30
Jardim Pátio
Interno Prédio Histórico, conforme atrações descritas abaixo
Diretores, convidados, pacientes e acompanhantes


Programação Cultural do dia 15 de junho (quarta-feira) de 2011
15h30 às 16h45 min.
Local: Pátio Prédio Histórico, com palco e toldo de cobertura

Horário
Atração
Observação
15h30
Abertura
Apresentação:
Adilson Correa
15h40
Banda Infantil Colégio Elias Moreira

16h00
Projeto Dança na Escola:
Escola Municipal Pedro Ivo Campos


16h30
Grupo de Dança Colégio Elias Moreira

16h45
Academia de Dança Dois prá lá dois prá cá

17h00
Encerramento:
Coral Regente