terça-feira, 26 de abril de 2011

Mutirão de Cirurgia de ombro e mão no HMSJ

Neste sábado (30), o Hospital Municipal São José de Joinville, irá realizar um mutirão de cirurgias de ombro e mão. Serão preparadas três salas do Centro Cirúrgico Ambulatorial com o objetivo de diminuir uma fila com cerca de 200 pessoas que aguardam por uma cirurgia ortopédica, a chamada eletiva, na instituição.

Foram selecionadas 15 pessoas cujos critérios foram o tempo de permanência na fila e os casos que necessitam de maior celeridade. Uma equipe multidisciplinar que envolve médicos ortopedistas e anestesiologistas, além de enfermagem foi escalada. A maioria destes pacientes teve de refazer os exames pré-operatórios devido ao tempo de espera na fila das cirurgias eletivas.

Ex- cabeleireira Olinda dos Santos, de 66 anos, será uma das operadas. Há cerca de cinco anos, Olinda foi obrigada a se afastar do trabalho remunerado devido a fortes dores no ombro. Hoje, a fonte de renda é o auxílio-doença do INSS. “Estou muito feliz” diz com a confirmação da cirurgia marcada para este sábado.

De acordo com a assistente administrativa Eliane de Oliveira que responde pela organização do mutirão, a grande vantagem nestas intervenções é que o paciente faz a cirurgia e recebe alta médica depois do término do efeito anestésico. Dois novos mutirões de cirurgias de ombro e mão estão sendo programados para o mês de maio.