segunda-feira, 11 de abril de 2011

Gestão Participativa


Foi no Hospital Sírio Libanês em São Paulo que o Diretor Presidente do Hospital Municipal São José (HMSJ), médico Tomio Tomita, apresentou no mês de Fevereiro deste ano o seu trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão da Saúde.


A tese “Colegiado Gestor - um modelo de gestão que possibilita a continuidade ao planejamento estratégico de um hospital público” oferece uma forma de intervir no organograma institucional, a fim de facilitar aos Colegiados Gestores, seja servidores, corpo clínico, comunidade e representantes do controle social, uma participação efetiva no processo administrativo. Esta idéia permite o equilíbrio e o respaldo nas decisões da diretoria, garantindo a continuidade do planejamento mesmo após a decisão dos pleitos municipais que acontecem a cada quatro anos.


Para chegar a esta conclusão, o médico Tomio Tomita utilizou um método que comparou o desempenho administrativo atualizado, nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão Administrativa, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar de duas instituições de saúde: Hospital Municipal São José de Joinville - SC e Hospital Municipal Dr. Mario Gatti de Campinas – SP, ambas possuem o perfil de hospital público municipal. Todavia, para colocar este modelo de administração a alteração do organograma precisa ser requerida por meio de projeto de lei passando em seguida pelo crivo do Poder Legislativo Municipal.


Em seu projeto aplicativo, Tomio enalteceu sua equipe de trabalho e declarou - “desde 1996 tenho a honra de fazer parte da equipe de servidores do Hospital Municipal São José e durante o período em que estou a frente da direção tenho vivenciado grandes feitos na prática da medicina, e tenho absoluta certeza que o hospital está em paridade com os mais bem conceituados do país”. Tomio destacou ainda, que “a entidade ao longo de seus 105 anos de história passou por períodos de retrocesso, cujas conseqüências poderiam ter sido desastrosas se não fossem o empenho, a persistência e a dedicação dos servidores” e finalizou sua apresentação com a frase: “São os servidores o maior patrimônio da instituição, a eles dedico este trabalho, muito obrigado”.