segunda-feira, 11 de abril de 2011

Acelerador Linear, um avaço no tratamento contra o câncer.


Por dia são cerca de 46 pessoas atendidas no setor de radioterapia oncológica do Hospital Municipal São José. Desde o dia 10 de janeiro deste ano, 26 pacientes passaram a tratar o câncer com a ajuda do Acelerador Linear, uma tecnologia de ponta que reduz o tempo de exposição do paciente à radiação. Uma ação mais precisa ja que atinge especificamente o tumor diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Um equipamento moderno, de alta tecnologia mas que necessita de uma equipe multiciplinar para o funcionamento. Médicos, Físicos, Técnicos de Enfermagem e Radiologia, cerca de 10 profissionais empenhados no atendimento.

Na quinta feira 07 de abril, o Acelerador Linear do HMSJ foi - pela primeira vez - utilizado em uma criança. Por tratar-se de algo inédito para a equipe, a preparação, chamada pelo médico responsável Ricardo Polli de planejamento, durou aproximadamente 40 minutos e a aplicação 2 minutos.

A possibildade do combate ao câncer, uma doença de tão forte estigma, com o auxílio de uma máquina de alta condição técnica e que reduz sobremaneira as complicações, é um privilégio que hoje Joinville tem disponível à população no Hospital Municipal São José.