segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Servidores implantam projeto de identificação de pacientes no HMSJ











Está em fase de implantação no Hospital Municipal São José, o Projeto Aplicativo. Este projeto é realizado por servidores que estão terminando o curso de “Gestão do Cuidado ao Paciente Crítico” pelo Ministério da Saúde no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

O Projeto Aplicativo (trabalho de conclusão do curso) tinha inicialmente a proposta de analisar a certificação de qualidade por meio da Acreditação da ONA. Tendo em vista a dificuldade em conseguir essa certificação, foi escolhido um tópico e feito o estudo sobre a sua implantação no Hospital.

Foi analisada então a falta padronização nas identificações dos pacientes, que gera uma grande dificuldade para os servidores, principalmente para as áreas assistenciais (médicos, enfermagem e fisioterapeutas). Para solucionar esse problema foi sugerida a implantação de pulseiras e cartazes.

Hoje estão em processo de licitação as pulseiras que irão identificar os pacientes com o nome, idade e número do registro da internação, visando a rápida e prática identificação de todos que são atendidos no Zequinha, possibilitando um atendimento diferenciado e evitando falhas. Os cartazes já foram implantados em alguns setores, como na sala de recuperação do Centro Cirúrgico.

Dando continuidade ao curso serão analisados os resultados do sistema de identificação e emitindo periódicamente relatórios ao parceiro Hospital Sírio Libanês. A equipe de estudo é formada por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.