terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

HOSPITAL SÃO JOSÉ PRESTA APOIO MATRICIAL EM CARDIOLOGIA


O Hospital Municipal São José, através do Dr. Clóvis Hoephner, desenvolveu importante ação na área de prevenção, através da aprovação do Protocolo de Hipertensão Arterial elaborado em conjunto com membros das unidades básicas de saúde e cardiologistas, no ano de 2010. No segundo semestre este mesmo grupo ministrou um curso de Eletrocardiografia para todos os médicos da rede básica, com a participação de quatro turmas. Este mesmo curso será repetido em 2011 para todos os médicos atuantes nas Unidades de Pronto Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Este apoio matricial em Cardiologia foi desenvolvido de fevereiro a dezembro de 2010, abrangendo 41 Unidades Básicas de Saúde, 51 médicos, 31 técnicos e 10 alunos do Curso de Medicina. Foram discutidos 1.342 casos encaminhados aos cardiologistas, com agendamento prioritário de 493 pacientes. Consultas agendadas com 298 usuários foram retiradas da fila cujo problema já havia sido resolvido. Além disso, algumas centenas de encaminhamentos para paciente que foram orientados para consulta com outros especialistas. Muitos pacientes com problemas de hipertensão arterial de difícil controle, através de cuidado persistente nas Unidades Básicas de Saúde da rede tiveram a sua doença controlada.

A falta de contra-referência em muitos casos não registradas nas UBS não permite que muitos pacientes sejam retirados da fila. Em outubro outros dois cardiologistas iniciaram atividades de apoio matricial, seguidos por um endocrinologista.

Esta é mais uma ação implantada em sintonia com a Política Nacional de Humanização.